terça-feira, 4 de outubro de 2011

Tiago

Este post é um elogio e um lamento.
Um elogio ao fundador deste blogue, o meu cunhado e amigo Tiago.
A presença do Tiago é sempre um motivo de alegria e divertimento e as conversas que com ele mantenho são sempre de um grande proveito. Em termos profissionais, o Tiago só pode ser um belíssimo professor que, como quase todos, já correu o país de lés-a-lés com o peso da precariedade nos ombros, trabalhando em escolas diferentes no mesmo ano apenas com a certeza de que o contrato termina. Apesar disso, não desiste: mantém uma tenacidade que, confesso, me falta e uma vontade e esperança de pertença à classe docente que, sinceramente, que já perdi. É uma inspiração ver a sua atitude cívica de trazer a este espaço as suas experiências e contestações, percebendo e denunciado a inacreditável atitude de uma entidade que não se mostra digna da sua designação: Ministério da Educação.
Um lamento, porque recentes posts do Tiago decorrem de uma situação terrivelmente penosa: o desemprego que também a mim me atinge, resultado das políticas de contenção salarial que conduziram a uma séria de alterações nos curricula, aumento do número de alunos por turma, reorganização da rede escolar mas, sobretudo, de uma novidade inconcebível: o travestimento de horários anuais em horários temporários por uma plataforma informática da DGRHE. Dito de outro modo, impede-se automaticamente a saída de horários anuais por opção. Se assim é, e aceitando esta atitude que só pode ser descrita como uma velhacaria digna de biltres, deveriam os impérios mandantes do MEC ter informado atempadamente os candidatos e ter-se-ia evitado a viciação dos concursos. Mas não, esta informação foi sonegada e muitos milhares de candidatos concorreram confiantes na normalidade e boa fé do processo, escolhendo (foi o meu caso) apenas horários anuais, nunca sonhando que os mesmos haveriam de ser partidinhos e entregues aos candidatos que escolheram temporários, normalmente os candidatos com menos graduação que assim são indevidamente beneficiados.
Obrigado, Tiago.

1 comentário:

Tiago Sousa disse...

Aproveito para agradecer as palavras do Sérgio. Vejo todas as criticas como um alento extra para continuar. O blogue só tem viabilidade se forem transcritas ideias, sendo as mesmas lidas e comentadas. A presença do Sérgio veio dar um novo impulso e dinamismo ao blogue que eu não podia deixar de realçar. É muito devido a ele que o blogue tem a visibilidade que tem.
Aproveito também para deixar a deixa que estarei sempre aberto a novas opiniões e textos.enviem para o mail que se encontra no blogue.
A cidadania apenas é possível quando há uma construtiva e positiva troca de ideias.