sábado, 17 de outubro de 2020

As cores do Alentejo. Memórias ano letivo 2010/11

Estive no Alentejo no ano letivo 2010/11. Admito que não gostei foi um ano muito difícil onde ao contrário do que acontece agora não desfrutava da profissão. Os dias demoravam mais a passar a desorganização na realização das tarefas e a falta confiança eram algumas das causas.

No entanto queria aproveitar para narrar o que de melhor pude ver naquele ano letivo, na viagem entre Sabóia e Ourique. Escrevi um texto no dia 28 de Maio de 2011 que intitulei de Alentejo II.

Na resposta a um dos comentários escrevi um texto que acho delicioso passados tantos anos. Reflete as mudanças de cores do Alentejo nas diferentes estações do ano que era tão visível na viagem entre Sabóia e Ourique.

O texto foi o seguinte:

"A paisagem ajuda a revigorar após um dia uma semana ou um mês de trabalho.

Além da beleza da paisagem uma das coisas mais aprecio são as diferenças das cores, que subjazem nas diferentes estações. Deve ser a Região onde as estações do ano melhor se distinguem.

Desde as cores outonais, passando pelo frio do Inverno onde as folhas caem, até à florida Primavera e ao amarelecido Verão. Nos vários trajetos que fiz para Sabóia deu para ir saboreando o passar do tempo e as alterações na paisagem. Deixo aqui o meu testemunho numa deslocação para Sabóia ao fim da tarde no longínquo mês de Novembro de 2011:


Na passada terça feira fui para mais uma das muitas reuniões em Sabóia. A escola onde tenho só 6 horas e me dá para me  recompor o horário. Continuando, quando ia para a dita reunião apesar da pressa devido ao atraso não consegui deixar de me deslumbrar a beleza da paisagem de um Alentejo profundo onde o pôr do sol associado, a paisagem Outonal e uns toques de verde resultantes das últimas chuvas, concederam-lhe uma beleza que eu associei imediatamente a uma tela fascinante. Apeteceu-me parar o carro tirar um número infindável de fotos. Não deu, pois o tempo era escasso, mas surgirão novos oportunidades.

É triste e desolador aperceber-me de sítios tão bonitos que são esquecidos e mal aproveitados pelo nosso país.

Há-de correr tudo bem em mais esta etapa da minha vida, tenho estes momentos que me dá para apreciar a paisagem e encher um pouco o ego para enfrentar mais um dia de trabalho."


Com a leitura deste texto recordo por momento aquelas paisagens. Qualquer dia vou ao baú de recordações tentar recuperar algumas dessa imagens.


Sem comentários: