domingo, 18 de outubro de 2020

Desabafos de um professor após um mês de trabalho.

E já passou um mês desde o início do ano letivo. Apercebo-me que já fiz tanta coisa que às vezes penso que já passaram dois ou três meses.  Quando alguém me dá uma oportunidade de fazer algo que gosto abraço-a e dedico-me ao trabalho com outra disposição.

Admito que por vezes os alunos não ajudam, sinto uma situação de desconforto enorme quando preparo uma aula e vejo praticamente todos os alunos desatentos sem qualquer respeito pelo professor. Admito que isso me dói e entristece profundamente. Sinto-me impotente para fazer face ao uso excessivo do telemóvel em sala de aula. Para colmatar essa falta de respeito sou um pouco mais duro com eles e chamo-os muitas vezes à atenção e acima de tudo tento arranjar estratégias que os consiga trazer mais para a minha aula, nem que seja por breves minutos.

No 10º ano a falta de respeito retratada no parágrafo anterior ainda não acontece, provavelmente pelo facto de ainda virem com os bons hábitos do ensino regular e ainda não ganharem os maus hábitos dos mais velhos. No 10º ano sinto o gosto por ensinar Geografia e não só.

No 11º ano e principalmente no 12º ano a situação é muito mais complicada. É desmotivante perceber o desinteresse da maior dos alunos. 

Para tentar solucionar este problema coloco-me muitas vezes do lado do aluno e perceber quais serão as formas de ensino que as poderão captar mais a sua atenção. Até à data já tentei muita coisa mas irei continuar a batalhar.

Na passada sexta feira, exatamente no último tempo da semana, estava extremamente cansado após 4 dias de intenso trabalho decidi mudar um pouco a minha postura perante a turma e ser um pouco mais agressivo. Eles fizeram uma ficha na parte inicial da aula que quase todos cumpriram e na parte final decidi mostra-lhe um vídeo sobre o projeto Ferrovia 2020 sobre o corredor ferroviário do sul. Apesar de as condições de trabalho não serem as melhores e não ser possível ver o vídeo por causa da extrema claridade pedi-lhe que ouvissem com atenção. Realcei o facto que queria que todos estivessem atentos e se desligassem dos telemóveis, pois caso não o fizessem teriam ordem de saída da sala com a marcação da respetiva falta o que aconteceu com um aluno apenas no início da apresentação do vídeo. A atenção dos alunos a partir daí foi quase total, Eu parava constantemente o vídeo fazia questões e muitos deles respondiam de forma correta com um grande interesse sobre aquilo que estava a ser tratado. O facto de assunto tratado ser algo do interesse deles pois Grândola faz parte do corredor ferroviário do sul também ajudou ao sucesso da parte final da aula.  

 Após ter concluído a aula pude saborear um pouco o êxito conseguido naquela parte final da aula. Soube tão bem ter os alunos interessados em ouvir o que eu tinha para dizer. A vida de professor é esta e feliz ou infelizmente nem sempre as coisas correm bem. Faz parte do nosso crescimento profissional.

Sem comentários: