sábado, 13 de outubro de 2012

O fim da classe média

Parafrasenado Renato Nunes no seu post de 27 de Setembro, vivemos dias muitos estranhos. Ao longo da vida tenho-me apercebido-me de uma sociedade que devido às contingências sociais se vira cada vez mais para ela própria. O instinto de sobrevivência impera quando nos é imposta a lei do mais forte.
 
Já poucas coisas me surpreendem, no entanto há algo que me faz confusão e magoa, a desumanização que reina no mercado laboral onde os valores deixaram de existir. Esta semana soube do despedimento de um conhecido meu, que com vários anos dedicados ao ensino, foi depedido por simplesmente não assinar um papel que lhe imporia a necessidade de trabalhar mais e receber menos.
 
 Como será possível o Estado ficar indiferente aos despedimentos massivos, situações de pessoas desempregadas que dependiam do salário para a muito custo dar de comer aos seus. É triste e desolador aperceber-me de tudo isto, ver dia após dia ser aniquilado o que a muito custo foi conquistado após o 25 de Abril, o direito de ter uma classe média.

Sem comentários: