terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Aquando do meu ténue regresso ao activo

Numa altura que nos pedem para sermos criativos e para emigrarmos,observo, que temos de dar um passo de cada vez procurando ser firmes e entregarmo-nos de corpo e alma aquilo que fazemos de forma que possamos obter uma apreciação positiva e continuar o nosso caminho de cabeça erguida. 

Na minha fugaz passagem pelo ensino privado observei uma política diferente. A necessidade de me adaptar rapidamente, coincidiu, com uma avalanche de tarefas que não estava habituado, que tive de ingerir a uma velocidade colossal, evitando ser piegas, pois tinha uma oportunidade única que não podia desperdiçar. Procurei agarra-la trabalhando afincadamente cada dia de modo a demonstrar uma imagem de qualidade, às entidades competentes, colegas e alunos. Uma boa experiência onde me apercebi que estas escolas serão o futuro num país falido, onde a escola pública está em avulsas mudanças e a entrar num colapso. O lucro vai-se sobrepor a tudo e o ensino (de qualidade) vai estar apenas ao alcance de quem tiver posses para o pagar.

Está a ser uma experiência muito agradável, pena estar a acabar. Espero que me possa ser útil no futuro!!!

2 comentários:

Sérgio disse...

Tiago,

Concordo inteiramente contigo. Vive-se uma amercanização do ensino. Escolas de luxo fimanciadas para ricos e as outras para os pobres.

Quanto ao que se exige nessas escolas, certamente que deixaste uma belíssima impressão. Não se pode pensar noutra coisa.

Foi curta mas terás, certamente, boas memórias desse tempo onde te foi permitido fazeres aquilo que sabes. Os tempos não autorizam optimismos mas espero qeue possas - e que possamos - não perder o caminho do ensino.

Aquele abraço.

Tiago Sousa disse...

Foi uma experiência enriquecedora sem dúvida, onde fui obrigado a ter que pensar de uma forma diferente e readaptar-me a um ritmo que tinha perdido.

Neste mês aprendi a dar um valor diferente ao tempo, a aproveitá-lo da melhor maneira possível. A organização e repartição das tarefas foi sem dúvida o maior desafio, que apesar das dificuldades penso que consegui superar.

Esta experiência ajudou-me a ver uma luz ao fundo do túnel que eu já julgava não ver este ano lectivo.

Obrigado pelas tuas simpáticas e reconfortantes palavras. Nesta fase dificil é importante sentirmos a amizade e a interajuda.

Abraço amigo