sábado, 10 de março de 2012

Ausência

Tem sido muito esparsa a minha colaboração neste espaço. Confesso que não tenho nenhuma razão especial para ter postado tão pouco. Pelo menos das óbvias. Porventura o meu cinismo e pessimismo com os dias que se vivem e que se anunciam conduzam a uma ataraxia ou até uma indiferença apática escamoteada por alguma indignação inicial. A verdade é que se sente isto a nível geral. Não há energia para a indignação quanto mais para a mudança... E que papel poderia ter eu nisto tudo? Certamente nenhum, há que reconhecer a pequenez do alcance do que eu possa pensar. Vivemos em tempos talvez pós-democráticos, não sei bem... De qualquer forma, a cidadania tem sido remetida para a esfera de uma retórica ilusória, afastada de qualquer influência na condução dos destinos comuns. E é uma palavra que muitos no mando encaram com desdém ou, então, com benevolência hipócrita enquanto encolhem os ombros. Basta ver como se utiliza a palavra liberdade: o nosso PM fala muitas vezes em liberdade mas para justificar a libertinagem económica que faz parte do seu projecto social (como se isso fosse condição da liberdade política) ou de «democratizar a economia», atribuindo monopólios a mega-empresas estrangeiras de países brutalmente repressivos.
Enfim, fica a garantia de que voltarei a postar de forma mais regular.

1 comentário:

Tiago Sousa disse...

Grande Sérgio também não tenho promovido e divulgado textos o que tem provocado que as coisas este ano estejam menos dinâmicas.

No entanto com o blogue pretendo que sejam expressas os momentos altos e baixos das nossas vidas, da sociedade em que vivemos, que deverão, tudo menos ter o efeito de resignação. Com o regresso ao activo aprendi a dar um valor diferente às coisas e a batalhar por não as deixar escapar. Tento olhar com optimismo para o futuro embora me aperceba que não seja essa a corrente dominante.

Como tu indicaste não há a obrigatoriedade de escrever, expõe os textos de acordo com a tua vontade. Desfruta do teu enorme talento, que me compraz compartilhar neste projecto que me tem feito evoluir enquanto pessoa e profissional.

Forte Abraço