terça-feira, 28 de janeiro de 2020

É maravilhoso ser pai


O Duarte tem três anos. O tempo passa tão rápido que nós nem nos apercebemos.A sociedade atual é louca, pois temos tantos estímulos, uma enormidade de ecrãs e de coisas para fazer que por vezes começamos várias tarefas e não acabamos nenhuma. Nos últimos tempos quantas vezes comecei um livro, uma notícia e não as acabei, ficando apenas pelo título ou pela introdução. Por vezes assusta-me a loucura e o ritmo que vivemos que não nos deixa saborear aquilo que fazemos, a nossa profissão e a nossa família.

Com o tempo e a experiência aprendi a lidar melhor com a passagem do tempo e aprendi a aproveitar ao máximo o tempo com o meu filho. Tenho pena de me esquecer de muitas das coisas que ele disse no momento e que nos fizeram sorrir pela imprevisibilidade, Enfim não dá para tudo.
Hoje adormeci-o. Devido às minhas constantes ausências ele afeiçou-se muito à mãe e é um castigo adormece-lo pois ele mal a mãe se vai embora começa a chorar compulsivamente. Hoje mesmo correndo o risco de adormecer primeiro que ele, pois estava exausto disse à Cecília para ela se ir embora que eu adormeci-o afinal ele tem que se habituar ao pai. Consegui acalmá-lo com o ecrã do telemóvel e com a 1ª série da Heide que passou em Portugal salvo erro na década de 80. Após acabar o programa deitei-o junto a mim afaguei-o sobre o meu corpo e contei-lhe histórias sobre o Douro e da minha escola em Tabuaço. O Duarte sempre muito curioso questionava tudo e queria saber mais. Aos poucos fui diminuindo o meu tom de voz e consegui finalmente vencê-lo pelo cansaço.


Eu resistir ao cansaço e apesar de ainda ter uma noite de trabalho pela frente senti a maravilhosa sensação de ser pai.

Obrigado Duarte


1 comentário:

Nanda disse...

Lindo texto. És um pai maravilhoso. O Tiago é uma criança feliz e é um sortudo por ter uns pais 5*. Beijinhos para todos.