quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Comentário Artigo de Opinião de Óscar Afonso


O artigo intitulado por Óscar Afonso "Pobre Interior" chamou-me a atenção pelo titulo e li-o atentamente.

Revejo na integra no que ele escreveu. Apenas pretendia que ele e outras pessoas com influência política viessem ao interior, falassem com as pessoas e ganhassem credibilidade perante elas.
Nós pagamos impostos mas não  temos as mesmas facilidades de nos deslocarmos e em muitos casos fecham-nos serviços, conquistados tão arduamente no passado, como os CTT, Centro de Saúde ou Tribunais. Todos os serviços perdidos pela escassa utilização SÃO DE VITAL IMPORTÂNCIA para esta população já tão carenciada.
Nós somos um país tão pequeno, não podemos caminhar a várias velocidade. Há vários problemas no litoral e nas grandes cidades mas existem porque há um excesso de população e as pessoas não têm alternativa e não são aliciadas com incentivos, para se fixarem no interior e com o seu dinamismo, atraírem  gerações mais jovens. É urgente trazer mais vida a regiões que precisam mesmo dela para não morrerem e deixarem de ter voz.

Eu vivo no interior e percebo as enormes dificuldades que os mais jovens têm dificuldades em fixar-se cá. Trabalho numa escola e custa-me perceber que só há uma turma por ano desde o 5o ao 9º ano de escolaridade. Os serviços vão fechando à medida que as vozes criticas vão perdendo força em consequência da idade e da percepção da inutilidade das suas lutas. Há um longo trabalho e caminho a percorrer, Hoje as autarquias e o Governo deveriam cativar os mais jovens para lá permanecerem, valorizando-os e acarinhando-os. Considero um retrocesso a perda de serviços como os CTT, tribunais ou centro de saúde.... Bolas afinal ainda há gente a morar no interior!
Relembro novamente que o EQUILIBRIO deve ser feito para o bem do país.
Não se lembrem só do interior quando precisam ou seja na época das eleições. Por favor passem das palavras aos atos.

Sem comentários: