sábado, 23 de abril de 2011

Lei da Separação I

A Lei da Separação da igreja do estado, veio trazer um progressivo afastamento popular da religião católica, que suponho reprimia caso enveredassem por outros ideais religiosos. Épocas de ditadura e repressão reflectidas na obrigatoriedade de seguir os dogmas do governo e da Igreja. 

Ao falar com os antigos como os nossos avós, ou conhecidos com alguma idade abordam-nos dizendo das dificuldades sentidas no inicio do século XX onde havia um total desconhecimento do que acorria, à sua volta. Havia grande percentagens de iliteracia e as pessoas desconheciam por completo maneiras de poderem sair da situação de miséria que viviam.Havia um conformismo, pois também não havia forma de dar a volta a situação.

O livro de Luís Filipe Torgal, o Sol Bailou à Meia Noite, fala precisamente sobre a influência que a religião exercia sobre a população, e a relação da situação de pobreza sentida pelas populações com a necessidade de terem alguma crença que as faça sair da situação difícil que atravessavam.

A Mudança de mentalidade ocorre progressivamente há medida que se observa o contacto com outras culturas e religiões e acima de tudo com o aumento da alfabetização da população.

Em situações de crise há uma consequente tendência para que as pessoas sintam a necessidade de acreditar em algo que lhes dê esperança. Actualmente com a crise económica volta-se um pouco a esta situação, no entanto como é óbvio num contexto social e económico muito diferente do ocorrido no início do século XX .

Sem comentários: