sábado, 13 de novembro de 2021

Inquietações (Clube de discussão do Fumaça)


Texto de Maria Almeida do Fumaça a apresentar mais uma conversa do inquietações no dia 10 de Novembro de 2021.

"Olá. 

Hoje é dia de Inquietações, o clube de discussão da Comunidade Fumaça. 

"Vamos Comprar um Poeta" de Afonso Cruz vai ser o ponto de partida de uma conversa sobre a arte e o seu propósito, o capitalismo e o materialismo.

Este pequeno livro transporta-nos para uma sociedade imaginada onde cada pessoa tem um número em vez de um nome, os alimentos são medidos com total exatidão e os afetos contabilizados ao grama. Neste universo, as famílias não têm animais de estimação, têm artistas. E é assim que os protagonistas acabam a comprar um poeta e levá-lo para casa."


Nesta fase do ano letivo a argúcia para resolver problemas não é a mesma do inicio do ano letivo. Quando tenho mais  responsabilidades por vezes sinto que não consigo chegar a todo o lado. 

Conversar num ambiente de tertúlia sobre temas que eu me revejo ajudou-me a desbloquear e a preparar com mais calma o dia seguinte. Participar numa conversa do Fumaça para mim foi uma vitória como foi ter conseguido gerir a minha reunião enquanto diretor de turma. Pequenas vitórias que fazem crescer enquanto pessoa.

Convido-vos a comprar o livro, após a sua leitura vão observar o vosso dia a dia de uma outra forma.

Sem comentários: