sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

O prazer de Ensinar


É inevitável deixar de pensar no quão resistente é o ser humano. Por vezes até eu próprio me admiro com a minha capacidade de resistir a tamanhas adversidades. Nestas duas últimas semanas onde as idas ao médico foram constantes e o Duarte insistiu em tornar as nossas noites ainda mais curtas e difíceis, o que deu azo  à necessidade de improvisar estratégias num curto período de tempo, de modo a conseguir aguentar as aulas, quilómetros e muitas reuniões.

A experiência deu-me sem dúvida a capacidade de tornar o difícil mais fácil e conseguir mesmo cansado e doente conseguir cumprir os meus objetivos.

Uma das coisas que mais me doeu ouvir numa reunião intercalar foi um encarregado de educação dizer que os alunos não gostam de Geografia. A minha resposta a esta mãe foi a seguinte: “quem não tenta e se esforça nunca vai saber se realmente gosta de alguma coisa, porque não tentou.”.

Em Geografia no nono ano estou a lecionar uma matéria que até gosto particularmente, os contrastes de desenvolvimento, no entanto está a ser tremendamente difícil arranjar estratégias para cativar os alunos.  Quando estava a preparar aula desta quarta feira sobre Soluções para atenuar os contrastes ao desenvolvimento lembrei-me que quando mostrei a série “Príncipes do Nada na RTP 1” consegui que os alunos estivessem atentos e concentrados a ouvir a Catarina Furtado. Partindo da experiência positiva dessa aula fui à Escola virtual e estudei   um vídeo  sobre a ONU. A minha estratégia consistiu em passar o vídeo, para-lo consecutivamente e fazer questões sobre os principais objetivos da ONU e os países onde esta intervém, transcrevendo tudo no quadro à medida que o vídeo passava.  Foi extremamente desgastante, pois tinha de os colocar sempre a participar a e a intervir na aula mas consegui que os meus objetivos fossem concretizados e que foi  tão bom. Na segunda parte da aula falei dos Objetivos do Milénio e optei por  adotar a mesma estratégia  com outro vídeo da Escola Virtual. Para terminar a aula salientei que os objetivos do Milénio já não estavam em vigor desde 2015 e a ONU tem  atuamente nova metas que são os Objetivos de desenvolvimento sustentável que terminam em 2030.

Ser professor é uma tarefa cada vez mais difícil e exigente, mas o gosto por aquilo que faço faz-me todos os os dias tentar melhorar e aprender mais e melhor com colega, funcionários, alunos, pais etc.

Sem comentários: