domingo, 31 de março de 2019

Dia Mundial da Paz


Anualmente no primeiro dia de cada ano comemora-se o do dia Mundial da paz. Infelizmente o Mundo está repleto de situações de guerra e conflitos, onde quem mais sofre são os mais frágeis ou seja as crianças e o idosos.
Para a comemoração deste dia, o papa Francisco dirigiu-se aos fieis indicando os males latentes na política como a corrupção, o abuso de poder, enriquecimento ilegal, xenofobia e racismo. Todos estes abusos dão azo a guerras e consequente à necessidade de as pessoas procurarem melhores condições de vida noutros locais aumentando as migrações.
As migrações são muitas vezes observadas de forma negativa pelas populações locais que vêm os seus empregos em risco com a entrada de estrangeiros no seu país.
Sobre a mensagem do Papa Francisco queria realçar a necessidade de em primeiro lugar os governos fazerem bem o seu papel gerindo convenientemente os seus recursos distribuindo-os de forma homogénea pela população local de forma a que esta não sinta necessidade de sair por motivos políticos ou religiosos. Por outro lado os países mais desenvolvidos que são uma fonte de esperança para pessoas que perderam tudo deverão mudar a sua mentalidade recebendo esta gente jovem que poderá ser uma mais valia para a dinamização do país. O caso do Fundão é um caso a observar com a atenção e repetir, pois houve sucesso no processo de integração dos imigrantes.

Sem comentários: