domingo, 20 de janeiro de 2019

Momentos só nossos


O rebuliço profissional de segunda a sexta, onde saímos de casa muito cedo e chegamos tarde dentro impede-nos de desfrutar os momentos em família com a nossa criança que cresce tão rapidamente. Com a velocidade dos dias, basta descuidamos por breves semanas e não nos apercebemos quando ele dá os primeiros passos e passa repentinamente do gatinhar para o correr sem passar por o andar. A vontade de viver transparecida nos olhos da criança enchem-nos os olhos de água por percebemos que não é possível desfrutamos e dar-lhe toda a atenção que ela merecia. Enfim no meio daquela semana de trabalho tentamos naquela hora de jantar e antes de o deitar dar-lhe todos os abraços e carinhos que não demos durante o dia.

O fim de semana é um tempo mágico que passa num estalar de dedos. Nesses dois dias tentamos conciliarmo-nos enquanto pais e dar-lhe tempo para passear e estar verdadeiramente com ele. É bom perceber em família que com vinte e poucos meses já articula há muito tempo o nome do pai e da mãe para não falar da restante família. É maravilhoso cantar-lhe as músicas tradicionais e perceber que ele tenta imediatamente imitar-nos e no fim bate as palminhas com um imenso ar de satisfação.

Ao domingo de manhã geralmente o pai costuma ir passeá-lo  para que este possa desfrutar da natureza. O deleite daquele passeio de domingo de manhã já não dispensamos. A ida ao parque do Mandanelho ver os “patos cá, cás” é já uma rotina, pois ele quando lá chega fala logo deles. Por norma os passeios no parque têm dois períodos, o primeiro onde este caminha livremente naquele espaço amplo pisando as folhas secas do Inverno ou então a areia grossa das áreas reservadas às diversões. 

Sentir o olhar de felicidade na criança, transparece de imediato para os pais. Após um conjunto de longas caminhadas chegamos finalmente ao segundo momento,  o lago dos patos localizado a Norte do parque numa zona baixa. Sentados na margem do lago sobre uma laje de granito observamos muito atentos os sons balbuciados por estes animais na sua linguagem muito característica. Depois de observar com muita atenção toda aquela envolvência este  diz por vezes expressões como: “estão a tomar banho” ou “tantos patos cá, cás”. São momentos que vão passar muito rápido, no entanto é sinal que está a crescer bem e feliz e isso deixa-nos tão tranquilos.



Sentimos que é uma criança muito feliz e que se sente muito bem na sua escola. Isso dá-nos um conforto e força para enfrentar mais um dia de trabalho e calcorrear centenas de quilómetros diariamente. Obrigado a todos que nos ajudam diariamente.

9 comentários:

Tiago Sousa disse...

É bom ver um pai com tanto amor! Saber escrever esse amor é um dom, que tu sem dúvida tens...Sem pretensões, eu sei. Vou orgulhosamente mostrar a tua queridissima missiva a toda a gente! É maravilhoso um elogio assim...nem sempre reconhecem o trabalho das nossas meninas. Vocês são especiais e o Duarte só podia ser aquele docinho.

Comentário feito por Sofia Pires

Unknown disse...


Maravilhosos sentimentos.
Fantásticos momentos , etc...
E como o tio da valor as vossas emoções! já vem de longe esta telepatia,pois somos da mesma família do mesmo sangue,aproveitem muito bem as vossas vidas juntos, pois o tempo não da tréguas a mingúem , façam a vossa historia ser encantadora, para um dia essa sim ser imortal e poder ser contada , a herança melhor que podemos dar e deixar aos nossos filhos! é o amor a honestidade e o trabalho que temos para com eles. parabéns, amo-vos muitíssimo.








































































































Nanda disse...

Lindo texto Tiago!!! Descreves nele todo o Amor que dão ao Duarte. Hoje ser pai/mãe a tempo inteiro é difícil, mas vejo que aproveitam todos os bocadinhos disponíveis para o mimar e acompanhar o seu crescimento, o que é maravilhoso para vocês e para ele. Felizmente que os avós durante a semana dão todo o Amor e cuidam muito bem dele. Beijinhos para o Duarte, Cecília e para ti.

Anabela disse...


Não conhecia esta tua faceta de blogger e devo dizer que gostei!
Keep up the good work!

Fernanda Pio disse...

Lindo texto Tiago!!! Descreves nele todo o Amor que dão ao Duarte. Hoje ser pai/mãe a tempo inteiro é difícil, mas vejo que aproveitam todos os bocadinhos disponíveis para o mimar e acompanhar o seu crescimento, o que é maravilhoso para vocês e para ele. Felizmente que os avós durante a semana dão todo o Amor e cuidam muito bem dele. Beijinhos para o Duarte, Cecília e para ti.

Helena Brantuas disse...

O Duarte é "um docinho", fruto da educação e amor de todos os que o rodeiam. É um criança muito simpática , bem disposta, inteligente , a cada dia que passa, ele mostra-nos coisas novas que aprendeu.. agora está na fase de construir frases completas introduzindo agora as ações verbais. Estar com ele dá-nos saúde e muita felicidade.

Unknown disse...

Gostei muito Tiago. Um texto bem escrito e repleto de sensibilidade. Abraço! Renato Nunes.

Ana Lúcia Pedro Cruz disse...

Que texto tão bonito e autêntico!
Os três têm muita sorte (e muito mérito) com a família que construíram.
L.

Margarida Sousa disse...

Tão bonito!!!! Muito orgulhosa, continua assim 😘