A Democracia, um conceito muito referido nos dias que correm em consequência das Revoluções magrebinas, não é algo fácil de definir. O Mundo Global em que vivemos leva-nos a estar continuamente informados e a perceber facilmente através do acesso à televisão ou à internet ,aquilo que se passa nos países mais desenvolvidos, e consequentemente fazer uma natural relação com a situação vivida no nosso país. Não é por acaso que as rede sociais foram um dos principais impulsos, desta rebelião que alastrou no Norte de África.
O poder do capitalismo e da especulação beneficia cada vez mais as grandes potências e esquece os mais desprotegidos. A demagogia utilizada pelas instâncias políticas democráticas, é uma das principais armas da perpetuação no poder. Um pequeno vídeo demonstra de uma forma muito clara a importância dada
pelos políticos à demonstração da obra feita ou do poderio do seu país perante os restantes. Nos dias de hoje como é demonstrados através dos lideres que se encontram há mais tempo no poder, não há dúvidas da importância do "saber" enlevar os seus eleitores.
O que tem alastrado nos países do Magrebe é que as populações cada vez mais letradas e com o conhecimento do que se passa na Europa nos Estados Unidos e no Mundo se começam a aperceber a das diferenças e das míseras condições de vida em que vivem.
Todas estas situações nos fazem questionar muitas coisas entre as quais se o significado de democracia termina apenas no acesso ao voto ou vai um pouco mais além, como a possibilidade de nos podermos expressar e demonstrar a nossa opinião.
Ainda sobre democracia deixo o testemunho do saudoso e sempre quezilento José Saramago, notoriamente de esquerda e avesso a muitas decisões tomadas nas altas esferas políticas mundiais.
Para a melhor percepção do vídeo anteriormente mencionado consultem esta hiperligação
Para a melhor percepção do vídeo anteriormente mencionado consultem esta hiperligação
1 comentário:
«Governo do povo, pelo povo e para o povo.» E que tal com o povo?
Enviar um comentário