domingo, 3 de outubro de 2010

De 2010 a 1910, passando por 1810!!!!

Nos dias que correm o centenário da República tem dominado as temáticas desenvolvidas pela imprensa nacional. O 5 de Outubro de 1910 promoveu a transição de regime político da Monarquia para República.
Não me vou imiscuir na passagem, entre este dois Regimes Políticos e as controversas opiniões decorrente do processo de transição, assim como as suas vantagens e desvantagens.
Durante o centenário da República, Portugal viveu períodos conturbados, desde o sem número de governos da fase inicial da sua implementação, até à ditadura vivida entre 1926 e 1974, culminando nas medidas de austeridade descritas recentemente pelo actual governo.
De acordo com a crónica de Octávio dos Santos, numa crónica  do jornal Público do dia 27 de Setembro, o Estado Português criou a uma Comissão Nacional para a Comemoração do Centenário da República com um orçamento de 10 milhões de euros.
De algum modo, percebe-se o ênfase dado às comemorações de uma data marcante, suscitando interpretações mais aprofundadas sobre um período para muitos, principalmente os mais jovens , totalmente desconhecido.
No entanto, considero intrigante observar os gastos supérfluos do nosso Estado, que apresenta a mania das grandezas, transparecendo ideologias políticas manipuladoras e demagógicas, preocupando-se excessivamente no ganho de preponderância.
Os jogos do empurra e as constantes ameaças de uma crise política, caso não se aprove o orçamento de Estado, intrigam-me pois estou no início da carreira profissional e não consigo confiar nos nossos governantes que mudam constantemente o seu discurso, de acordo com as conveniências temporais, ou seja as medidas tomadas antes e após o período eleitoral.
Lamento que a imprensa se cinja ao desenvolvimento de temática mediáticas que lhe concedem preponderância no que concerne à audiência, fazendo pouca referência ao bicentenário da batalha do Bussaco que se comemorou no passado dia 27 de Setembro. A Batalha do Bussaco pode-se considerar, uma das mais importantes vitórias das tropas aliadas(portugueses e ingleses), que culminou em 1811 com a retirada dos Franceses do território português.

Sem comentários: