sábado, 16 de janeiro de 2010

Haiti- Uma tragédia dentro de uma tragédia


















Início as minhas postagens deste ano infelizmente com a referência a uma tragédia que se assolou dentro de outra tragédia.


Haiti considerado um dos países mais pobres do Mundo e o mais pobre do Hemisfério Norte.
Num país onde 80% da população vive com menos de 2 dólares por dia, não há um exército que restabeleça ou pelos menos ameniza situações de desordem e anarquia nas ruas de Port au Prince.


Port au Prince é uma cidade paralisada a esperar ansiosamente a ajuda internacional. Calcula-se que cerca de 3 milhões de pessoas tenham sido afectadas pelo terramoto de terça feira que atingiu uma magnitude de sete na escala de Richter. O sismo provocou uma situação de caos, não há água, luz, comunicações transportes, os edifícios presidências e mais robustos ruíram e os bairros de lata que circundavam a cidade foram completamente destruídos.


Toda esta situação se agravou profundamente pelo desgoverno que o país padece de há uns anos a esta parte. Não há meios de defesa, os hospitais estão sobrelotados e sem meios para fazer face ao número tão elevado de feridos. O Primeiro Ministro aguarda à ajuda internacional, o Presidente da Republica fugiu na altura que o país mais precisava da sua presença.


Tudo situações tenebrosas e assustadoras que arrepiam e nos fazem pensar na força que a mãe natureza que escolheu o “pior” local do Mundo para suceder uma tragédia desta ordem.

A Humanidade mais uma vez terá que se unir para que sejam salvas o maior número de pessoas possíveis, e amenizar o sofrimento de um povo que necessita tanto do seu auxílio.

Sem comentários: