domingo, 6 de junho de 2010

O documentário "Ruínas"

Manuel Mozos, cineasta português e autor do documetário "Ruínas" distinguido o ano passado em França no Festival Internacional do documentário de Marselha.
Este documentário premiado no Festival de Cinema Índie de Lisboa em 2009 apresentou a seguinte sinopse:
"Fragmentos de espaços e tempos, restos de épocas e locais onde apenas habitam memórias e fantasmas. Vestígios de coisas sobre as quais o tempo, os elementos, a natureza, e a própria acção humana modificaram e modificam. Com o tempo tudo deixa de ser transformando-se eventualmente numa outra coisa. Lugares que deixaram de fazer sentido, de serem necessários, de estar na moda. Lugares esquecidos, obsoletos, inóspitos, vazios. Não interessa aqui explicar porque foram criados e existiram, nem as razões porque se abandonaram ou foram transformados. Apenas se promove uma ideia, talvez poética, sobre algo que foi e é parte da(s) história(s) deste País."
Ainda não consegui ver este documentário, no entanto estou curioso, pois retrata um dos grande problemas do Portugal, o crescente número de casas abandonadas e em ruínas, assim como um património ou legado que começa progressivamente a ser esquecido.
A imagem de apresentação não poderia ser mais bem escolhida, o antigo Hospital, localizado junto às Penhas da Saúde, um monumento digno desse nome que se encontra literalmente ao abandono na vertente leste da Serra da Estrela.
Deixo aqui o mote caso quem conhecer o documentário fale-me um pouco dele.


Cliquem no título para verem o trailler!!!

Sem comentários: