É inevitável deixar de pensar no
quão resistente é o ser humano. Por vezes até eu próprio me admiro com a minha
capacidade de resistir a tamanhas adversidades. Nestas duas últimas semanas
onde as idas ao médico foram constantes e o Duarte insistiu em tornar as nossas
noites ainda mais curtas e difíceis, o que deu azo à necessidade de improvisar estratégias num curto período de tempo, de modo a conseguir aguentar as aulas, quilómetros e muitas
reuniões.
A experiência deu-me sem dúvida a
capacidade de tornar o difícil mais fácil e conseguir mesmo cansado e doente
conseguir cumprir os meus objetivos.
Uma
das coisas que mais me doeu ouvir numa reunião intercalar foi um encarregado de
educação dizer que os alunos não gostam de Geografia. A minha resposta a esta
mãe foi a seguinte: “quem não tenta e se esforça nunca vai saber se realmente
gosta de alguma coisa, porque não tentou.”.
Em Geografia no nono ano estou a
lecionar uma matéria que até gosto particularmente, os contrastes de desenvolvimento,
no entanto está a ser tremendamente difícil arranjar estratégias para cativar os
alunos. Quando estava a preparar aula
desta quarta feira sobre Soluções para atenuar os contrastes ao desenvolvimento
lembrei-me que quando mostrei a série “Príncipes do Nada na RTP 1” consegui que os alunos estivessem atentos e concentrados a ouvir a Catarina Furtado. Partindo da experiência positiva dessa aula fui à Escola virtual e estudei um vídeo sobre a ONU. A minha estratégia consistiu em passar o vídeo, para-lo consecutivamente e fazer questões sobre os principais objetivos da ONU e os países onde esta intervém, transcrevendo tudo no quadro à medida que o vídeo passava. Foi extremamente desgastante, pois tinha de os colocar sempre a participar a e a intervir na aula mas consegui que os meus objetivos fossem concretizados e que foi tão bom. Na segunda parte da aula falei dos Objetivos do Milénio e optei por adotar a mesma estratégia com outro vídeo da Escola Virtual. Para terminar a
aula salientei que os objetivos do Milénio já não estavam em vigor desde 2015 e a ONU tem atuamente nova metas que são os Objetivos de desenvolvimento sustentável que terminam em 2030.
Ser professor é uma tarefa cada
vez mais difícil e exigente, mas o gosto por aquilo que faço faz-me todos os os dias tentar melhorar e aprender mais e melhor com colega, funcionários, alunos, pais etc.
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