domingo, 30 de setembro de 2007

A Homenagem ao Grande Zeca





















No passado dia 27 de Setembro de 2007 presenciei em Coimbra um espectáculo único interpretado por um conjunto de músicos fantásticos, que fizeram uma justa homenagem a um símbolo de Coimbra e da Música Portuguesa, o Grande Zeca Afonso.
Zeca Afonso, um símbolo de Abril, da Liberdade que contribui através da sua música para dar voz a um povo oprimido, que vivia enclausurado num regime ditatorial asfixiante. Coimbra foi uma cidade muito importante na sua vida, pois foi aí que tirou o seu curso superior e teve contacto com músicos que tiveram um papel crucial na definição da sua carreira.
Esta homenagem realizada na "sua" cidade teve uma magia e envolvência ímpar, não só pelo local onde foi realizada, mas também pelos músicos que a concretizaram: o Projecto Canto Coimbra e Cristina Branco.
O Projecto Canto Coimbra é um projecto recente que já demonstra uma grande maturidade. Esta iniciativa tem como principal objectivo difundir um género musical muito característico da região coimbrã e do nosso Portugal, o fado.
Cristina Branco é uma fadista com uma voz única, uma raridade que João Lisboa caracterizou da seguinte maneira Cristina Branco neste momento roça a perfeição. Sejamos mais precisos ainda: desde Amália nenhuma voz feminina chegou tão longe e tão alto como ela.
Com músicos de tão grande qualidade estavam reunidos todos os ingredientes para uma Grande Homenagem. Obrigado Zeca .....tu mereces!!

2 comentários:

Anónimo disse...

yah yah agora que és professor andas com a mania das intelectualidades, já escreves sobre zeca e tudo.. quem diria.. enquanto estudante de coibra não escreverias certamente sobre zeca, aliás o tema que te in teressaria mais para escrever seria: a importancia do vinho...lololol.. fd socio

Margarida Sousa disse...

Não deixes que esse Bragança te desgrace ... lol
Fui uma noite muito agradével :)
E Tudo graças a ti que nos informaste sobre o evento.
És um fixe!!

Ah o pavilhão multiusos é óptimo para estas coisas.
Beijos