quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Mais uma conversa sobre o refeitório

 As conversas do Duarte sobre o refeitório foram imensas, cá vai mais uma.: 

Duarte: "Mãe quando estou no refeitório há sempre imenso barulho, até quando são só 4 ou 5 crianças"

"As funcionárias vão lá e começam aos gritos"

Mãe: "Elas dizem calem-se meninos "

Duarte: O Duarte expressou que elas vinham com um respirar mais ofegante e contam até três 

Mãe: E os meninos calam-se quando elas dizem isso?

Duarte Sim calam-se 

Mãe: Ainda bem respeitam.  

No refeitório

 Mãe olha eu quando estou no refeitório não abro a minha boca para falar, só para comer. As funcionárias dizem que têm um caderno onde escrevem quem se porta mal. 

Mãe eu não quero ser castigado 

Peripécias no refeitório

 Ao jantar a mãe questionou o Duarte " Na escola bebes a sopa?". O Duarte de uma forma repentina disse " Quando eu estava a almoçar as funcionárias disseram, aqui não se bebe a sopa. A partir daí nunca mais bebi a sopa."  A mãe continuou a conversa e perguntou " Em Travanca bebias a sopa?. "Sim mãe em Travanca bebia a sopa e não me diziam nada" respondeu o Duarte. Ooohh mas em Travanca a sopa era passada disse a mãe. O Duarte retorqui mencionando que em Travanca a sopa era igual à da escola de Oliveira. 

Bem Duarte sendo assim tens de respeitar o que te dizem. 

Mãe eu depois de me dizerem que aqui não se bebe a sopa, eu nunca mais bebi.

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Brincadeiras em casa

Em casa o Duarte ocupa os tempos livres de diversas maneiras. Por vezes as brincadeira são originais e diferentes. O que torna tudo deliciosa é a forma entusiasta com que ele demonstra o êxito do que conquistou que conseguiu inventar uma brincadeira e entreter-se.

Eu fico feliz por ele ter realizado esta brincadeira, 


  

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Brincadeira no recreio

 Hoje o Duarte descreveu a forma como brincou no recreio. Achei a brincadeira muito original, passo a descreve-la:

O Duarte com mais três amigos utilizaram um pneu. Três deles estavam em fila e um atirava o pneu a rebolar na direção dos três amigos. Os três amigos que estavam em fila tinham que abrir as pernas e saltar por cima do pneu. Os mais pequenos que não conseguiam saltar por cima do pneu alçavam a perna. O que atirou o pneu tinha de ir a correr para o fim da fila para também ele saltar ou alçar a perna possível do pneu.

Objetivo do jogo todos passarem por cima dos pneus. 

terça-feira, 26 de setembro de 2023

O castigo

 Enquanto adormecia o Duarte ontem tivemos uma conversa antes deste adormecer. O Duarte com um ar muito sério disse: "pai eu hoje devia ter ido de castigo e não fui". Eu perguntei "Então porquê filho?" ao que o Duarte respondeu "a professora que quem não tivesse acabado os trabalhos no caderno perdia uns minutos do intervalo". Eu continuei a conversa e perguntei " Ficou alguém no intervalo na sala por não ter cumprido as tarefas pedidas pela professora?". O "Duarte disse " sim ficaram alguns".

Eu acabei por lhe dizer que o que ele fez é acertado e reconhecer quando não conseguimos cumprir as nossas tarefas. Lembrei-o que cada um tem o seu ritmo de aprendizagem e que o importante é não estar distraído enquanto a professora explica. 

O meu filho vai no bom caminho.

O peixe está encaixado

 Hoje à noite numa conversa na casa de banho. O Duarte tem muito o hábito de ir à casa de banho durante o jantar. Hoje saiu-se com esta, "mãe o peixe que hoje comemos estava encaixado." "Encaixado?", perguntou a mãe. O Duarte disse  "mãe o peixe que nós comemos estava dentro de uma caixa por isso estava encaixado". A Mãe sorriu e disse que o peixe estava dentro de uma lata, por isso estava enlatado.

A língua portuguesa é muito traiçoeira.

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Fim de semana diferente

Este fim de semana fomos ao Luso e desfrutámos de mais um aniversário das Invasões Francesas aquando da sua passagem pelo Bussaco. 

No Sábado fomos ver um teatro onde foi contracenado um episódio que narrou as vivências do povo do Bussaco aquando das Invasões Francesas. O Teatro começou com um ator aos gritos mencionando que vinham lá os franceses. O Duarte assustou-se dado o aparato inicial da cena.

O teatro consistiu na fala de várias mulheres onde estas expressavam os seus medos, mas também a cobardia do rei que persentindo a chegada dos franceses fugiu para o Brasil. 

No Domingo à tarde fomos assistir a uma atuação mágica na tenda dos saltimbancos. O Duarte adorou e até ajudou na realização de uma magia. Depois da magia indiquei ao Duarte que este podia ir ao insuflável ao que este saltando de entusiasmo foi a correr até ele, Ele subiu e desceu várias vezes o escorrega insuflável. 

O Domingo à tarde terminou com a audição do espetáculo dos cavaquinhos. 

E assim se passou o fim de semana. 

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

reflexões

 Nesta fase do ano letivo ainda me custa aguentar o ritmos frenético das aulas. Nós começamos às 9:00 e faz-nos falta um intervalo mais prolongado. Hoje entrei às 9:00 e só terminei às 13:30 com intervalos de apenas 5 e 10 minutos entre as aulas. Faz-me falta um intervalo de 20 minutos a meio da manhã como acontecia o ano letivo passado. Enfim não se pode ter tudo, o ano passado entrava às 8:20 e este ano entro   às 9:00.

Este ano letivo tenho a sensação estranha de estar perto de casa e a maior parte dos meios colegas morar a uma distância superior à minha. Ainda me estou a habituar a esta realidade.


Conversa entre a Pilar e o Duarte

 As conversas sobre a escola acontecem de forma espontânea, Ontem a mãe começou por dizer que a Pilar era um pouco cusca. A mãe iniciou desta forma a pequena conversa "falas com ela nas aulas" e o  Duarte disse " eu durante as aulas estou calado a ouvir a professora" de pois desta frase o Duarte disse " A Pilar disse-me que um do 3º ano andou à bulha com um do 1º ano".  Depois de ter sabido desta novidade através da Pilar o Duarte perguntou-lhe como ela descobriu ao que ela respondeu "ouvi falar".

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Conversas no recreio

 O Duarte fala imenso e às vezes conta histórias curiosas. No fim de semana o Duarte quando estava na casa de banho estava pensativo e a mãe perguntou-lhe "já tens namorada?" ao que o Duarte respondeu "Ainda não escolhi se calhar na próxima semana vou juntar todas as raparigas da minha turma" e a conversa continuou "Estava a falar com a Pilar e o Leo disse já tens uma namorada". O Duarte retorquiu "Só estou a falar com ela". Bem no fim desta conversa a mãe pontuou a conversa " Olha se as juntares as todas quando escolheres não digas a todas chama-a à parte" 

Conversas ao almoço

Hoje almocei no "marmitório" da escola. A manhã foi cansativa e soube-me bem aqueles minutos que no fim me apercebi que foi uma hora. Com a  proximidade de casa apercebo-me que as minhas colegas conhecem as mesmas pessoas que eu. Durante o almoço falei mais uma vez do Luso, desta vez sobre "A sardinha fora da lata" e do requinte da sua comida. Na minha há imensos colegas de Coimbra e da zona de Aveiro que fazem muito mais quilómetros do que eu, é uma sensação estranha, foram muito anos de precariedade e este ano tenho este presente. É bom estar em casa meia hora depois de terminar as aulas.  

domingo, 17 de setembro de 2023

O nosso Sábado

 No sábado acordou mais tarde depois de dois dias onde acordou cedo e correspondeu positivamente aos anseios dos pais sobre as manhãs de escola. O Duarte cresce rápido.

Neste sábado chuvoso, ficou logo descartada a minha ideia matinal de ir jogar ténis. Recentemente tenho ido jogar ténis com o Duarte e tenho-me divertido a vê-lo crescer nesta modalidade. Ele vai a todas muitas vezes sem ser preciso o incentivo paterno. 

Ainda antes do almoço o Duarte fez os trabalhos de casa com a supervisão dos pais. Apesar das distrações que fazem parte da idade, tentou contornar a realização da tarefa iniciada focando-se noutras coisas, levantou-se por várias vezes para realizar outras  tarefas que gostava mais de fazer. O mais importante é que passado quase uma hora conclui com inteiro sucesso a tarefa pretendida.

O Duarte esteve teve um bónus, o Gaspar veio cá passar o fim de semana e ele teve a tarde todo com o "pimo". O Duarte gosta muito de estar com o "pimo", e o "pimo " com ele. Quando estão os dois há risadas brincadeiras e boa disposição. O Duarte tem muita paciência para brincar com o primo e adapta-se às brincadeiras com menos 4 anos de idade. 

O Duarte tem o problema de dispersar com coisas que lhe são mais aprazíveis de fazer, correr atrás de um balão, brincar com uma bola, simular que é guarda redes atirando a bola contra a parede e defendo são tarefas que repetidas muitas vezes levam os pais ao desespero. Temos de aprender a saber lidar com ele e ele connosco.

As conversas durante as refeições são ricas. Ao jantar a conversa divergiu para a música. Falámos que este fim de semana vem cá a Maria João no entanto infelizmente devido à distância, ao mau tempo e também não ser o nosso género de música preferido não iremos.  Congratulo o município por conseguir trazer cá uma artista de tamanho renome. Já na parte final da refeição acabei por falar da deslocação do novo  projeto musical da Capicua "Mão verde II" O grupo irá à Covilhã no próximo dia 7 de Outubro. 



Neste sábado dia 16 de Setembro foi à Covilhã o grupo "Birds are Indie". Um grupo português que canta em inglês música pop rock.


sábado, 16 de setembro de 2023

Os primeiros dias de Escola do Duarte

O Duarte entrou em mais uma fase da sua ainda curta vida, começou o primeiro de escolaridade.
O dia da apresentação foi o reviver do amigo Leonardo, os abraços foram muitos e a ternura do reencontro foi enternecedora. A apresentação da professora demasiado extensa conduziu a uma maior agitação de crianças e pais na parte final da sessão. Foi o dia da apresentação e reconhecimento dos pais e principalmente dos futuros colegas durante o primeiro ano de escolaridade.

O segundo dia coincidiu com a sexta e foi o primeiro dia de aulas a sério. A ansiedade era visível nos pais e também no Duarte. A noite foi agitado no entanto o acordar foi tranquilo, o Duarte foi um Senhor. Os nossos receios não se confirmaram e o Duarte acordou, vestiu-se e ainda não eram 8:30 e já estava a tomar o pequeno almoço. A avó Paulita levou-o à escola e entregou à auxiliar os muitos materiais que a professora pediu. O dia decorreu com normalidade. O barulho foi o que mais fez impressão ao Duarte. A mudança de uma escola pequena com pouco mais de 20 alunos fez impressão àquela cabeça pequenina que infelizmente tem já alguns problemas de audição e é sensível quando o barulho é maior. 

Não há muito mais a acrescentar, AAAHHH no final do dia de dois amigos o grupo do Duarte passou a incluir o Issaacc. Outra coisa no intervalo devido ao imenso barulho o Leo não ouviu a campainha e o Duarte é que o foi chamar para ele regressar às aulas.   

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Conversas com o Duarte sobre a escola

 Ontem tive uma conversa sobre a escola com o Duarte. Tentei explicar-lhe as mudanças que o esperavam no próximo ano letivo. Hoje digeri melhor o que lhe disse e apercebi-me que exagerei ou melhor temos exagerado um pouco na forma como estamos a alertar o Duarte. Referimos apenas as diferenças negativas do primeiro ano quando comparado com a pré escola: Tem de estar sentado numa sala, ouvir com atenção a professora e que irá passar a ter que fazer atividades em casa. 

Ele perguntou-me no final da conversa com um ar tristonho, " mas as atividades não são todas feitas na escola"

Amanhã será o primeiro dia de escola do Duarte.


terça-feira, 12 de setembro de 2023

O autocarro do Duarte


 Neste início do ano letivo andamos num reboliço a tentar adaptar-nos aos novos ritmos das novas escolas. O Duarte acaba por sofrer na pele este stresse que reina sobre nós pais professores.

Noto-o a crescer e a ser mais autónomo. Ontem eu tinha que estar na escola entre as nove e as nove e meia. Ele acordou às 8:15 vestiu-se e pouco depois das 8:30 estava quase pronto para sair. Já é um menino grande.

Depois do jantar eu sentei-me no sofá junto do Duarte e este disse-me, pegando num cabide, este é o volante e eu vou conduzir-te no meu autocarro. Eu lá acedi na minha sonolência e disse-lhe que pretendia ir para o Porto. Ele perguntou-me para onde ao que eu respondi para o café Porto.

Após me ter sentado um pouco no sofá e passado pelas brasas enquanto ia para o Porto fui sentar-me um pouco ao computador a adiantar tarefas da escola.

Enquanto estávamos ambos a trabalhar no escritório ele veio ter connosco e pediu por várias vezes para o ajudar a utilizar a fita cola, pois à medida que ele estava a fazer as colagens com fita cola, a ponta insistia em colar-se e ele não tinha dedos para a retirar. 

Passado uns instantes vem ter connosco e chamou-nos, pais venham à sala rápido. Vejam o que é que eu fiz no sofá. Quando chegámos observámos com atenção o sofá e observámos que ele tinha colocado a matricula e os faróis dianteiros na parte dianteira(lateral) do sofá e a matricula e os faróis traseiros na outra parte do sofá.

Achei delicioso!

Conversas no Multibanco

 Na passada sexta feira fui ao multibanco fazer o pagamento anual do Jornal do Fundão, no entanto o pagamento não estava a dar e estivemos ali uns minutos. 

A seguir a mim estava um senhor para pagar a eletricidade que infelizmente também não conseguiu fazer o pagamento naquele multibanco.

Naqueles minutos houve uma breve conversa entre o Duarte e o senhor:

Senhor: Então vais para a escola

Duarte: Não me recordo o que o Duarte, penso que fugiu ao tema. 

Senhor: Moras em que rua?

Duarte: Rua Alexandre Herculano

Senhor: Moro na rua Brás Garcia de Mascarenhas, mesmo pertinho de ti. 

Duarte: Tu és carteiro

Senhor: Sim sou, tenho o fato, só estou de bermudas 

Duarte: És Zé ou Miguel 

Senhor: Sou Zé mas se me chamares Miguel eu não me importo


Achei muito interessante a espontaneidade do Duarte, quando interpelado por adultos. Neste caso conhece o senho há pouco tempo, o carteiro Zé (admito que eu não sabia o nome dele), tem uma relação mais próxima e duradoura com o carteiro Miguel daí a sua confusão.

Naquele dia falámos com o Antero que relembrou o meu pai que no dia 17 de Setembro de 2023 vem a Aldeia das Dez a Maria João. Um acontecimento inédito.




 


quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Um breve regresso à escrita.

 A tarefa de escrever tem sido cada vez mais difícil. Este ano não terei que alugar casa e consegui algo que não sonhava que o conseguisse tão cedo, entrar no quadro e ser colocado numa escola a 30 e poucos quilómetros de casa. 

A gestão das minhas emoções não é nada fácil. Eu olho demasiadas vezes para trás, vejo um passado pesado. Este ano letivo não começou como eu desejava. No dia da apresentação faltaram-me as conversas descontraídas que tinha em Vendas Novas. A passagem por Vendas Novas, principalmente no segundo ano fez-me muito bem, arrisco-me a dizer que foi das poucas escolas onde trouxe amigos que irão ficar para a vida. Quando olho para trás sinto que tive um ano muito difícil mas apoiei-me nos sorrisos e na força dos colegas, evolui muito enquanto docente. Nas viagem de mais de três horas que fazia recordo que pensei que ainda não me fui embora mas já estou com saudades. A empatia conquista-se e eu sinto que consegui deixar o meu sorriso e humildade em muitos dos meus colegas. Naquele local eu gostei de ensinar, senti-me feliz,  partilhei opiniões, fui ouvido e respeitado.

Agora avizinha-se mais um desafio difícil. Eu tenho de aprender que não posso ser quem não sou, gostar mais de mim e olhar em frente.  

sábado, 22 de abril de 2023

Histórias narradas ao desafio em dois minutos

Esta tarde fiz ao Duarte o seguinte desafio: 

Eu sugeri uma palavra e a partir daí começo uma história inventada em dois minutos. 

Na primeira história, mais curtinha, dei eu o mote no entanto a partir da segunda história o Duarte quis ser ele a começar e correu ainda melhor,


Primeira palavra foi:

Elefante

Pai: O elefante comeu a erva...

Duarte: depois veio o leão e comeu o elefante e deu aos filhos e à mãe...

Pai: e ficaram com a barriga cheia. 

A segunda palavra foi:


Segunda Palavra

Banana

Duarte: Abanana encontrou a maça e disse-lhe "maça queres brincar comigo?"

Pai O que é que sugeres banana?

Duarte: Vamos brincar no parque

Pai: Queres  brincar a quê?

Duarte: Queres brincar nos baloiços 

Pai: Sim

Duarte: A seguir ao baloiço vamos à concha.


Terceira palavra:

Pegeout

Duarte: O Pegeout encontrou o BMW e disse-lhe vamos fazer uma corrida 

Pai: Quando queres começar?

Duarte: Agora

Pai: Queres ir para onde

Duarte: Sei lá para uma pista de carros 

Pai: Em que pista

Duarte: Em Évora há uma pista de Kartings 

Pai: Achas que nos deixam entrar

Duarte: Sim

Pai: Então vamos 

Duarte: 3,2,1 Partida, a corrida começa.

Pai: Quem ganha

Duarte: Sei lá.


Quarta palavra:

Cenoura

Duarte: A cenoura foi dar uma caminhada e encontrou uma couve

Pai: Olá cenoura como estás 

Duarte: Estou bem, queres fazer uma corrida a caminhar?

Pai: Onde é a meta:

Duarte: Sei lá, trouxeste um giz?

Pai: Só tenho um giz roxo

Duarte: Faz um risco no chão

Pai: Está feito

Duarte: 3,2,1 Partida 

Pai: Quem é que ganhou?

Duarte: Sei lá, foi a couve


Desafio "Se eu fosse..."



Aproveitámos um livro do Richard Zimler e cumprimos o seguinte desafio de nos colocarmos no lugar de outro ser vivo, neste caso foi escolhida a árvore

O desafio durou 3 minutos  

 

Se eu fosse uma árvore.... 

Duarte- dava muitas frutas  

Pai- Dava sombra 

Duarte- Dava ar 

Pai- Tinha frio no Inverno 

Duarte- Gostava de ver a paisagem 

Pai- As folhas caiam-me no Outono 

Duarte- No outono as folhas ficavam amarelas, laranja,.... 

Pai- Estava presa no chão 

Duarte- Olhavam para mim e diziam que era muito bonita  

Pai- tinha pássaros a cantar nos meus galhos  

Duarte- As pessoas podavam-me 

Pai- A minha sombra representava o norte 

Duarte- Não gostava que me cortassem